PROJETOS

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA APOIA A CAUSA QUILOMBOLA

 

 

O IFPB, campus Princesa Isabel, por meio de seus diretores, Marcos Ordonho, diretor geral e Francisco Pinheiro, diretor de ensino, durante visita ao Quilombo da Serra do Livramento, neste município, acordaram, em conjunto com professores da Escola Joaquim Jovino de Lima, ( Escola do Quilombo ) e a Prefeitura Cidade de São José de Princesa, parceria no sentido de realizar projeto que traga à tona as belezas naturais existentes naquela localidade.

 

 

Esta união, proporcionalizará uma audiência pública à realizar - se em meados de janeiro vindouro, além de um grande trabalho de pesquisas, com a finalidade de, através de professores do CEFET, ligados ao meio ambiente, geografia a disciplinas atreladas a causa, a definição de trilhas ecológicas com o intuito de desenvolver o turismo rural. Também, em conjunto com a professora e escritora Lúcia Silva, professora e escritora quilombola, a implantação de uma pousada, que, inicialmente será de cunho experimental e que contará com a estrutura rústica comum ao local.Inicialmente, a equipe de professores e mestres da instituição, como também a participação da educadora em educação ambiental, Ana Paula Franklin, farão uma prévia do evento, neste mês de dezembro, como preparativo para a concretização desta empreitada.

 

 

O governo municipal, por intermédio da vice - prefeita Rúbia Matuto, tem apoio inteiramente desta proposta, em mais uma prova da total e plena intenção de trazer o progresso para São José de Princesa, respeitando as tradições e costumes de um povo.

 

 

 

Para mais informações, acesse www.refugiodolivramento.no.comunidades.net

Este é o site oficial do Quilombo da Serra do Livramento.

 

 

 

JUNTO COM A CAUSA QUILOMBOLA

 

 

No último dia 24 de novembro, o Quilombo do Livramento teve a honra de receber o Sr. diretor do CEFET, professor Marcos Ordonho e o Sr. diretor de ensino daquela instituição, professor Francisco Pinheiro. Na ocasião, estes educadores conheceram de perto como vivem nos dias atuais o povo quilombola, qual a educação que ora dar – se aos seus descendentes e qual a expectativa futura do seu povo.

 

Em um gesto digno de louvores, estes senhores lançaram a idéia de trazer aquela comunidade, que denominamos de Serra do Livramento;

 

( Espinheiro; Livramento; Mocambo; Serra Branca; Serra do Souza; Sítio Novo e adjacências ), uma Proposta de Turismo Rural, pautada na beleza natural que o local dispõe.

 

Assim sendo, foi firmado acordo para a realização da citada proposta, com o intuito de debater com a comunidade e as autoridades competentes, sobre a importância da Serra do Livramento e sua sustentabilidade ambiental. Os professores enalteceram o trabalho desenvolvido pelas educadoras da Escola Joaquim Jovino de Lima, ( Escola do Quilombo ) e de pronto se dispuseram a trabalhar educacionalmente falando, em benefício da causa afro – brasileira, especificamente no Quilombo do Livramento.

 

Vídeos desta visita, em breve estarão a disposição na população neste site.

 

Ressaltar vale a possibilidade de instalação de uma casa – pousada, na Serra do Livramento. Um lugar que encanta por sua beleza, reforçada pela diversidade de fauna e flora. Suas cercas de pedras, o caminha das pedras e ponto de apoio, como bares e locais de descanso.

 

O apoio do CEFET e da Governo Municipal de São José de Princesa, tem proporcionado o desenvolvimento desta causa e o amadurecimento de uma idéia.

 

É o progresso em mão dupla. O Governo trabalhando por uma melhora condição de vida da população e a população se pondo de pé, para traçar novos caminhos.

 

 

Por: Mozart P. S. Maranhão